Nesta segunda-feira, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), irá se reunir com o secretário estadual da Saúde, Francisco Paz, em Porto Alegre, para definir ações conjuntas entre Estado e município na continuação da investigação do surto de toxoplasmose na cidade. O encontro ocorre pela manhã, às 9h, na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Capital.
: : Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria : :
Santa Maria está em quarentena, e prevenção deve seguir pelo menos por 6 meses
Mesmo após a polêmica declaração do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, na última quinta-feira, de que a fonte de contaminação do surto teria originado da água, o posicionamento da prefeitura é de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em conjunto pelos agentes do município e do Estado até que a causa seja confirmada laboratorialmente ou por dedução estatística. No mesmo dia, o Ministério da Saúde informou que a água seria uma das prováveis causas, mas que não havia confirmação sobre a origem do surto.
Segundo o último boletim da toxoplasmose, divulgado na segunda-feira passada, Santa Maria tem 569 casos confirmados da doença e outros 312 seguem em investigação. No total, foram 1.430 casos notificados. O próximo boletim da doença será divulgado na sexta-feira desta semana.
LIMPEZA
Também nesta segunda, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) começa a limpeza de 29 reservatórios. Junto com o serviço de limpeza, técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) farão novas coletas de amostras de água, que devem ser realizadas durante a manutenção de todos os reservatórios.
A primeira ação está prevista para ocorrer à tarde, quando dois reservatórios serão esvaziados e limpos na área central da cidade.